PRODUTOS

domno > produtos

Nova Zelândia

Surpreendente e pouco explorada, a Nova Zelândia é o país ideal para os amantes de belas paisagens, contato com a natureza, e também grandes vinhos. A história vitivinícola deste país remonta a meados do século XIX, onde as primeiras videiras foram cultivadas, porém com pouco sucesso. Diversos fatores interferiram na adaptação e cultivo das vinhas neste território distante e inóspito, salientado que a Nova Zelândia é a região produtora mais isolada do planeta, sendo um conjunto de ilhas a cerca de 1600 km da já distante Austrália. Sendo assim, somente no início da década de 1970 o setor vitícola começou a investir no verdadeiro potencial do país.

Atualmente, são 10 regiões produtoras de uvas, distribuídas de norte a sul do conjunto de ilhas, onde cada região possui peculiaridades que ainda são estudadas com afinco, fazendo com que os vinhos resultantes sejam desafiadores até para os degustadores mais experientes. Ao total, são mais de 500 vinícolas, que em sua parte mais expressiva possuem produção limitada e de altíssima qualidade, culminando em 58,7 milhões de litros de vinho por ano.

Se fizermos um comparativo, a Nova Zelândia esta situada no hemisfério sul, entre os paralelos 35° e 44°, que quando comparados com os mesmos paralelos, mas no hemisfério oposto, abrange regiões referentes ao sul da Espanha e França. Percebe-se que as longínquas terras neozelandesas possuem singularidades e como tudo no mundo do vinho, as características edafoclimáticas assumem papel fundamental na produção das uvas, onde o clima ameno e a forte interferência do Oceano Pacífico, auxiliam na adaptação de castas mais delicadas e de maturação precoce.

Com toda a certeza, a maior expressão neozelandesa é indiscutivelmente a casta Sauvignon Blanc, proporcionando vinhos frescos, jovens e intensamente aromáticos. Contudo, não podemos esquecer-nos da sofisticada Pinot Noir, onde nesse país distante de sua terra natal, a França, encontrou condições ideais para seu pleno cultivo, muitas vezes originando vinhos mais concentrados e complexos. Em regiões com menor interferência marítima, é possível elaborar elegantes Chardonnays e também exímios exemplares de Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, entre outras cepas.

(54) 3388.3999
domno@domno.com.br

Rodovia BR 470, S/N°, Km 224
Garibaldi - RS - Brasil - CEP: 95720-000