PRODUTOS

domno > produtos

França

França e Itália disputam o título de maior produtor de vinho no mundo, as mais de 450 apelações e indicações de origem francesa garantem uma produção anual próxima de 4 bilhões de litros, valor semelhante ao atingido pela Itália nos últimos anos.

A mais célebre região francesa provavelmente seja Bordeaux, soberana na produção de vinhos tintos, geralmente produzidos em castelos que são símbolos das propriedades, chamados Château. Outra região de importantes vinhos é a Borgonha, diferentemente dos potentes tintos produzidos em Bordeaux, a Borgonha é o berço dos mais consagrados Pinot Noir e Chardonnay franceses, sendo que essas duas variedades ocupam mais de 80% da área cultivada da região. Em geral são vinhos leves, porém complexos e sofisticados, bem como os produzidos no Loire e na Alsácia, regiões referências para vinhos brancos, que geralmente são mais aromáticos. Na região do Rhône o maio destaque é a Syrah, onde é uva de maior importância. No sudeste francês, na Provance, os rosés são merecedores de muita atenção, bem como alguns tintos, tão bons quantos os elaborados a partir da Tannat, no Madiran, sudoeste francês. Por fim, Champagne, sinônimo de excelentes espumantes, localizada no nordeste do país, desfruta de temperaturas amenas, ideal para Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Na França a cultura do vinhos confunde-se com a do próprio país. Os vinhos lá produzidos servem de inspiração para produtores do mundo inteiro.

(54) 3388.3999
domno@domno.com.br

Rodovia BR 470, S/N°, Km 224
Garibaldi - RS - Brasil - CEP: 95720-000