PRODUTOS

domno > produtos

África do Sul

A África do Sul possui uma longa história vitivinícola, embora não tão conhecida no Brasil, a primeira safra de uvas no país remonta ao ano de 1659. Atualmente é um dos dez maiores produtores de vinho do mundo.

O terroir do país é único, resultado da perfeita interação entre o clima mediterrâneo com os diferentes tipos de solos locais, tudo isso sob a influência dos oceanos Atlântico e Pacífico. Essa combinação gera um ambiente especialmente favorável para cultivares de uvas brancas como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Chenin Blanc e Viognier, e tintas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Shiraz, Cinsault e Pinotage.

A variedade de maior destaque, sem dúvidas, é a Pinotage, uma cepa de origem sul africana, resultado de um cruzamento realizado em 1925 entre as uvas Pinot Noir e Hermitage, essa última também conhecida por Cinsault. Os vinhos originados a partir da Pinotage são muito elegantes, cheios de fruta e com corpo moderado, apresentando uma textura geralmente macia e aveludada.

Assim como em outros países, os vinhos da África do Sul também podem ser classificados de acordo com a sua procedência. Neste caso, quando usado o termo Wine of Origin, ou simplesmente a abreviação WO, junto do nome da região, como por exemplo Coastal Region ou Durbanville, significa que 100% da uva usada na elaboração desse vinho é proveniente da região indicada. Já quando a variedade é indicada no rótulo, ela deve compor no mínimo 85% daquele vinho, já quando uma safra é descrita, ela deve corresponder ao mínimo de 75% da bebida.

A combinação de terroir, métodos de vinificação e tradição faz da África do Sul um país de excelência na arte da elaboração de vinhos.

(54) 3388.3999
domno@domno.com.br

Rodovia BR 470, S/N°, Km 224
Garibaldi - RS - Brasil - CEP: 95720-000